Qual a bateria apropriada para cada tipo de aplicação?

Qual a bateria apropriada para cada tipo de aplicação?

Quem não está habituado ao universo das baterias acredita que elas são todas iguais, porém, existem diversos tipos de baterias disponíveis no mercado, desenvolvidas justamente em razão das particularidades existentes em cada tipo de aplicação.

Podemos citar inicialmente três grupos distintos, que são as baterias de arranque (automotivas) conhecidas como SLI (Start – Light – Ignition), as baterias estacionárias e as baterias tracionárias.

Esta variedade de grupos e tecnologias, existem em razão da existência de inúmeras aplicações e variações climáticas, o que também influenciará no desempenho da bateria. Portanto, é errado dizer que uma tecnologia é superior a outra somente levando em consideração o seu preço ou tecnologia utilizada. O que vai determinar a sua eficácia será a aplicação e o ambiente na qual ela será utilizada.

Baterias SLI

As baterias SLI servem para fornecer o arranque necessário para o motor a combustão. Mais conhecidas do público em geral por serem utilizadas em veículos, a principal característica desse grupo de baterias é fornecer uma alta corrente por um curto período. Com o avanço tecnológico dos veículos e a criação de sistemas para diminuir a emissão de poluentes, como o sistema start stop, as baterias evoluíram para suportar esta aplicação mais severa, surgindo assim a tecnologia EFB (bateria inundada melhorada), utilizadas para sistemas de start stop mais simples. Neste mesmo cenário, as baterias AGM são utilizadas em sistemas mais complexos.

Baterias estacionárias

As baterias estacionárias são utilizadas quando há interrupção da fonte primária de energia, como no caso dos nobreaks. Ela tem como característica fornecer uma pequena corrente em comparação a bateria automotiva, porém por um longo período. Para realizar o correto dimensionamento do sistema, será necessário saber o tempo correto que o usuário utilizará essa fonte secundária de energia e o consumo dos equipamentos que farão parte do sistema.

É importante frisar que as baterias estacionárias possuem uma profundidade de descarga máxima de 20 a 25% dependendo do fabricante em função da sua estrutura interna não foi concebida para resistir profundidades de descargas maiores.

Baterias tracionárias

As baterias tracionárias são um misto dos dois grupos citados anteriormente. O seu principal objetivo é gerar tração a equipamentos elétricos. Para isso, a sua estrutura interna é muito mais robusta do que os dois outros grupos.

As baterias tracionarias podem chegar a uma profundidade de descarga de até 80%, o que permite que após uma recarga possa repetir o mesmo ciclo por inúmeras vezes.

Lembrando que existem cuidados específicos que aumentam a vida útil DA sua bateria. Falamos sobre este assunto no post 4 Dicas para Aumentar a Vida Útil da Sua Bateria. Agora que você já sabe que cada grupo possui as suas particularidades e atendem a demandas específicas, conheça com mais detalhes a atividade em que a bateria será utilizada para fazer a correta aplicação e ter suas necessidades atendidas.

Próximo Post Post Anterior