Qual a melhor opção entre os sistemas fotovoltaicos: Bateria estacionária ou Bateria Solar?

Qual a melhor opção entre os sistemas fotovoltaicos: Bateria estacionária ou Bateria Solar?

A energia fotovoltaica está crescendo cada dia mais e se tornou uma tecnologia acessível para grande parte da população. No caso do Brasil, em função de suas proporções continentais, não possuí uma distribuição energética homogênea. É fácil perceber que as áreas mais populosas possuem uma melhor infraestrutura de rede de distribuição de energia, como o sistema on-grid, bastante utilizado em razão do seu custo e da possibilidade de enviar para a rede de transmissão o excedente gerado.

Porém, as áreas que não possuem rede de distribuição de energia utilizam em larga escala os sistemas off-grids que operam através de baterias.

Neste cenário, qual a bateria mais indicada para a utilização nos sistemas off-grid?

Para responder a essa pergunta precisamos analisar o papel da bateria neste tipo de sistema.

No sistema off-grid, os painéis solares captam a energia solar e a transformam em energia elétrica, que passa a alimentar o sistema instantaneamente. O excedente da produção é armazenado nas baterias para um consumo posterior. Portanto a bateria será fonte energética quando não houver a fonte principal, neste caso, o sol.

As baterias estacionárias foram desenvolvidas para uma utilização mais branda. Elas são comumente utilizadas em sistema de nobreak, utilizados somente quando a fonte principal de energia é interrompida. Aqui é importante destacar que este modelo de bateria foi desenvolvido para esta finalidade e, portanto, não é a mais apropriada para a utilização em sistemas fotovoltaicos.

As baterias solares, ao contrário das estacionárias, foram desenvolvidas para o uso diário em função da sua profundidade de descarga de 80%. Isso significa que podemos retirar 80% de sua capacidade e recarregá-las para que utilização novamente no dia seguinte. Além da sua capacidade energética, as baterias solares possuem em sua liga e material ativo, componentes nano tecnológicos que promovem uma maior aceitabilidade de recarga, permitindo que a bateria seja recarregada em até 8 horas. Essa sem dúvidas é a principal característica de uma bateria solar, que possibilita a total recarga a partir da luz do sol.

Baterias estacionárias não possuem uma aceitabilidade de carga tão eficientes, o que causará um déficit de recarga e uma possível sulfatação precoce na bateria. É muito importante destacar que a bateria estacionária cumpre com excelência o seu papel na sua principal aplicação: a utilização em sistemas nobreak. Em contrapartida, a utilização diária e a sua baixa profundidade de descarga (20%) não fazem da bateria estacionária a mais indicada para sistemas fotovoltaicos off-grid.

Por se tratar de uma bateria inundada, com grande quantidade de eletrólito em seu interior, não necessita de um ambiente climatizado para manter a sua operação normalizada. Desta maneira, são mais robustas em relação às baterias com a tecnologia AGM e VRLA. Já tratamos em um outro artigo que sempre haverá a bateria ideal para cada tipo de aplicação. Neste caso, por todos os fatos expostos acima, concluímos que a bateria solar é a melhor escolha para as particularidades do sistema fotovoltaico.

Post Anterior